a dona dos pensamentos

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

"ver o mundo"

O despertador insistentemente ressoa um barulho mal-educado, o qual me tira de um sonho confortante.

O pego então, faço calar, por mais uns minutos, talvez consiga voltar, no aconchego de minha cama, para o lugar que a pouco me abrigava.
Não consigo, mas o cansaço comanda meu corpo, a preguiça também ajuda, enquanto isso os minutos viram dezenas e de repente me percebo atrasada.
Uma súbita coragem tira meu corpo da cama, a semana se inicia, segunda-feira cheira a rotina.
Visto aquele velho uniforme azul desbotado, deixo meu corpo arrastar-se levemente apressado pelo caminho diário.
Chego na sala, sento, finjo estudar, converso com aquelas três meninas de todos os dias, as quais me fazem companhia.Brinco, rio, me estresso um pouco, as vezes durmo, faço os trabalhos, torço pra ir bem nas provas.
Aquela escada parece interminável, cansa.
O recreio não seria o mesmo se elas não estivessem ali, eu sei que não.
O principio do fim começa então a atormentar.
A rotina será outra, não mais essa, não mais com essas pessoas, com aquelas roupas azuis, aquelas manhãs.
É triste saber que vai acontecer e que não posso fazer nada para impedir, aos poucos vou perder o contato até com a minha melhor amiga, um dia a encontre talvez e o único assunto entre nós será dos dias passados, quando dividíamos as manhãs e um pouco de nossas vidas.
Muitos não verei mais, um dia eu sei que vou relembrar alguns destes dias e desejar estar lá novamente, sentir o cheiro daquela inocência que jurei não ter, ouvir aquelas vozes aflitas por atenção e me sentir realmente presente.
A semana acabou, mas cada dia parecia segunda.
Sexta-feira a noite, me deparo desanimada, um livro de poesias a minha frente convida a “ver o mundo”, quem poderia imaginar que no meio de tantos outros perdidos em um baú de promoções na feira do livro, estaria ele ali, esperando ansioso por mim, estava destinado a ser meu.
Suas poesias livres não possuem regras, não é popular, não tem capa chamativa, não quer ser notado por qualquer um. Estava curiosamente camuflado a minha espera.
Dias e dias sem nenhuma inspiração.
A tempos não havia animo nem sequer para uma leitura e não tinha a mínima vontade de transformar alguns pensamentos em um texto de palavras perdidas.
Mas este livro simples, em uma sexta a noite, me ordenou, “veja o mundo”, fale com ele, sinta ele, não deixe que se vá, pois da janela do meu quarto eu posso vê-lo, posso tocar, posso ouvir.
Não são muitas as pessoas que apreciam a poesia.
Ela só existe pra quem consegue decifrar, não são fáceis como textos explicativos, elas duvidam, questionam e desafiam a entender talvez o que tem a dizer.
Tento fazer dos meus dias os mais fugitivos possíveis.
Fugir do pensar.
A rotina engole o dia e a noite deixo que os sonhos comandem, não quero parar para não pensar na angustia, no quanto sinto inveja das pessoas que podem desfrutar da rotina ao lado dele, do quanto eu queria estar lá, não pensar que quando vejo aquele lindo pôr-do-sol não tem ninguém ao meu lado e as noites do final de semana não tem a magia que a um tempo tinha.
As vezes me sinto terrivelmente ingênua, mas não vejo como um problema, tudo que sinto está em mim e isso ninguém pode roubar.
Pensar que estou e não estou ao mesmo tempo e que as vezes a minha incrível repentina insegurança tenta dizer que alguma coisa está diferente.
Talvez esteja mesmo.
Ouvi dizer que as pessoas mudam a todo tempo e que cada dia, por mais igual que pareça, é diferente.
Pensar faz visível a solidão, deixa algumas coisas mais nítidas.
Já não são mais os minutos que viraram dezenas, agora semanas e meses também.
O tempo passa, passa, as vezes para um pouco.
E eu ainda estou aqui, tentando “ver o mundo” da minha janela.

Um comentário:

  1. não quero pensar que essas manhã passaram, e que meus amigos comigo mais não falaram..

    http://tonoid.blogspot.com/

    ResponderExcluir







"Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente. A gente muda o mundo na mudança da mente. E quando a mente muda, a gente anda pra frente E quando a gente manda, ninguém manda na gente. Na mudança de atitude não há mal que não se mude, nem doença sem cura.Na mudança de postura a gente fica mais seguro.Na mudança do presente a gente molda o futuro.."


Gabriel o Pensador