a dona dos pensamentos

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Experimente..


Vamos experimentar coisas que estão fora do nosso cotidiano, fora das nossas rotinas.
Cada um está preso em seus deveres , em seus prazeres costumeiros, em suas agendas monótonas e diariamente iguais , presos em comodidades , em facilidades, presos ao “dia-a-dia”..
Vamos tentar aos poucos mudar alguns hábitos, conhecer coisas novas, enfrentar nossos medos, pois na minha concepção o melhor dos medos é supera-los, tome então uma dose de coragem com um pouco de gelo , abra seu armário e jogue toda aquela tralha de rotina, aquelas programações velhas e gastas, aquelas reclamações, aquela preguiça, aquele tédio, aquele medo de se aventurar, faça uma bela faxina nos seus dias, não permita que sejam iguais, não permita que mais um ano se passe e você se pegue pensando “parece igual ao outro, nada mudou” , sabe por que eles costumam passar tão rápido?
Por que a rotina faz com que eles passem sem perceber, dias iguais não deixam lembranças, não deixam saudades, não te animam a reconta-los, não faz com que ao lembrar do passado sinta saudades, dias iguais te deixam deprimido, estressado, o fazem geralmente brigar com quem ama.
Há taantas coisas que podes fazer..
Troque o estresse do trânsito por um belo passeio de bicicleta pela cidade.
Troque aquelas férias em danceterias por um acampamento.
Sabe aqueles dias que maldiz a sua vida?
Aqueles dias em que acha que é um nada? Que não tem nada?Que se acha o mais sofrido, que acha que tudo da errado com você , aquele dia que o mal humor toma conta e você passa o dia inteiro reclamando e brigando com as pessoas?
Pois bem , experimente em um dia destes, em que tudo parece errado, em que estão “todos contra você” , ir a um hospital , visitar as crianças doentes , que mal começam a sua vida lutando , perceba que elas sorriem e não condenam o mundo por suas doenças, vá a um orfanato e veja se aquelas crianças que foram abandonadas por seus pais estão se lamentando, vá a um asilo e dê uma boa olhada naqueles senhores e senhoras , que cuidaram de seus filhos e acabaram ali , abandonados por eles.Como consegue reclamar tanto?
Espero que ao olhar um pouco a vida dos outros , possa perceber que tudo que reclamas é muito insignificante comparado ao que tantas pessoas enfrentam de cabeça erguida, com fé e sempre presenteando os outros com sorrisos.
Sabe aquele mendigo na rua , que está sempre te pedindo uma moeda e você nem olha na cara dele , e você fecha seu vidro do carro rapidamente, liga o ar condicionado , o som bem alto e finge não ouvir.., seja um pouco gentil com ele , vai não custa nada, não vai cair uma mão.., não precisa dar dinheiro , nem deve, dê um alimento aquele que nada tem , tu tens tanto , que te custa?
Uma bela tarde, um céu bem azul, um dia lindo de um domingo em casa, você ai sentado em sua poltrona, vendo tv.., levante!, saia, tem tanta coisa pra fazer.
Já andou naqueles ônibus de turista? Que sentam todos em cima e saem pela cidade conhecendo os pontos turísticos?
Ah não? aa esqueci , você é daqui né? Mas não importa, você mal conhece a cidade, você não conhece as ruas .., passa por elas todos dias, mas com pressa, não admira, não repara, não degusta a paisagem , faça isso hoje , ao invés de ficar ai , vendo aquele filme que viu umas 100 vezes e se lamentando .
Você já cantou em um karaokê em um bar ?
Não né? Claro com essa pose, você não tem “mais idade pra isso” , não quer fazer papel de ridículo , vamos lá , deixe de ser careta, deixe de se importar com o que os outros pensam , esqueça as pessoas, estamos tentando mudar velhos hábitos, lembre-se.
Você está caminhando na rua, e aparece de repente um vira-lata , com aquela carinha de “me leve com você”, fica te seguindo, você não tem cachorros, não tem tempo , nem paciência, em um dia comum ia enxota-lo , mas hoje vai fazer diferente, faça um cãozinho carente feliz , adote , isso , vamos lá , eu sei que é capaz, o tempo vai se passar e você vai ver que quem mais vai sair ganhando com isso será você, pois ao adota-lo , está ganhando um amigo, um companheiro fiel, que vai te amar pra sempre , não importa o que você faça, como esteja, vai estar sempre ali ao seu lado.
Vamos , diga “Olá “ a dona Humildade, quero que se conheçam e a partir de hoje se dêem muito bem, ela vai te ensinar que as brigas , o orgulho , só fazem mal , que deixar de falar com as pessoas que ama, tornar-se distante, levar mágoas do passado tão a sério , só fazem mal a você e a quem te ama.
Vamos não seja orgulhoso, ligue pra sua mãe, pro seu pai, tio, tia, avós, primos , irmãos, liga pra toda família, não importa se ta de mal , peça desculpas, mesmo que não seja você que tenha brigado, perdoe, ligue pra todos e marque um jantar, reúna a família, passe um dia gostoso com eles, nunca se sabe quando será a ultima oportunidade.
E os amigos?
Aqueles que cresceram com você, aqueles que você brincava, contava segredos, que estavam sempre lado a lado, vocês cresceram né, e junto com vocês a distância, os “caminhos” seguidos foram diferentes, podem até morar por perto mas já não tem tempo e nem tanto assunto como antes..
Ah não , ligue agora pra eles, marque um encontro com todos, reúna aquelas lembranças mágicas da infância, não permita que se percam, nunca deixe que se vá a criança dentro de você.
E você é casado(a)?Noivo(a?)Tem namorada(o)?
E já permitiu seu romance cair na rotina?
Ah não acredito.., não permita que isso aconteça, não deixe aquela sintonia tão bonita, aquele clima de conquista, de descobrimento, de mistério, de amor , não deixe que se vá.
Tire um dia pro casal.
Ver o pôr-do-sol,um jantarzinho, um cineminha, uma viajem , um presente inesperado, uma serenata quem sabe?Lembre-se que um “eu te amo!” sincero , sussurrado no ouvido nunca é demais.
Você tinha sonhos de trabalhar com aquilo que gosta, de fazer a diferença, você queria mudar o mundo, mas ai descobriu que sem dinheiro isso não é possível e teve que encontrar uma outra meta, teve que optar por aquela profissão que não gosta, passa os dias sentado naquela cadeira desconfortável de um escritório, cheio de papeis, na frente de um computador..., isso não te faz feliz, não era com isso que sonhava, não era isso que queria, mas isto te da dinheiro né.., mas não te realiza, não te anima, não te estimula, te deixa estressado.., mas quem disse que é tarde pra largar tudo isto , essa comodidade e ir atrás daquilo que você realmente gosta de fazer? Eu é que não fui, vá lá, faça aquilo que sempre quis fazer, seja feliz fazendo o que ama, seja feliz realizando um sonho.
Passe um dia com seu filho, seja criança com ele e se esforce pra tentar entender os outros , ninguém é como a gente quer que seja, são como são, aceita-los a sua maneira e escuta-los pode ser bem mais interessante que simplesmente ignorar as opiniões alheias.
Se desconecte, desligue celulares, telefones, saia do computador,deixe sua mente solta, sem vozes, sons, números , letras, sem nada, vazia, deixe ela solta pra atrair somente coisas boas.
Que tal ioga?
Não é possível se acalmar por fora, não adianta só fazer uma limpa no guarda roupa, no trabalho, no dia-a-dia, se não fizer uma bela faxina dentro de você, se não organizar esta mente tão embaralhada, tão confusa, se não conseguir entrar em equilíbrio na mente e no corpo.
Experimente diminuir ou até mesmo abolir os “nãos” do seu vocabulário.
Experimente a solidariedade,descubra a natureza , que é bem mais que uma árvore no quintal..
Tome um banho de chuva, descubra uma cachoeira, faça uma trilha, escale uma montanha, dance na calçada,mergulhe no mundo de um livro, peça desculpas, conheça seus vizinhos, distribua gentileza e sorrisos, arrisque-se a conhecer as pessoas , vai se surpreender, presenteie os outros com alegria, cante, dance, use sua imaginação há tantas coisas a fazer.
Se experimentar abandonar a rotina verá que seus anos durarão mais, que terá saudades do seu passado, terá orgulho de reconta-lo e principalmente o seu dia não será “só mais um dia” e sim “mais um dia único e especial” .
Mas eu te peço uma coisa, ou melhor duas..
Primeiro, não se importe com o que os outros pensam, acham, dizem, fazem, eles estão com medo de sair de suas tocas, de mandar longe a rotina, faça a diferença.
Segundo, viva! Bom proveito, vá experimentar a vida (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário







"Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente. A gente muda o mundo na mudança da mente. E quando a mente muda, a gente anda pra frente E quando a gente manda, ninguém manda na gente. Na mudança de atitude não há mal que não se mude, nem doença sem cura.Na mudança de postura a gente fica mais seguro.Na mudança do presente a gente molda o futuro.."


Gabriel o Pensador